A programação acontecerá na semana de 19 a 23 de agosto
Os eventos acontecerão na Esplanada do Museu Histórico Professor Hugo Machado da Silveira(foto) e Clube União Operário.
Da redação da Rede Hoje
Com a realização de diversas atividades integrantes da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, Patrocínio faz parte do circuito cultural do estado, de novo. A programação acontecerá na semana de 19 a 23 de agosto, com eventos na Esplanada do Museu Histórico Professor Hugo Machado da Silveira e Clube União Operário.
O tema desta edição é “Culinária e Patrimônio”, e de acordo com o IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais terá o objetivo de promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico.
Como explica a Secretária de Cultura Eliane Nunes , “tivemos o cuidado de selecionar atividades bem particulares da nossa região, e confesso que estamos muito entusiasmados com a programação que terá oficinas, lançamento de livros, roda de conversa, encontro com grupos de cultura popular, e a inédita realização de uma visita guiada para conhecer a produção artesanal do queijo minas”.
A JORNADA. A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, e teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso na França foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.
Nas últimas edições realizadas, mais de 1.500 proponentes promoveram cerca de 3.500 ações abordando diferentes temas sobre o patrimônio cultural. Com a participação de mais de 600 municípios, a iniciativa foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2010, na categoria Divulgação do Patrimônio Cultural. O prêmio é um reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, que valoriza as ações que se destacam na preservação do patrimônio cultural do país.
CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO:
Fonte: Com informações do site Iepha e da Asscom PMP